quinta-feira, 31 de maio de 2012

JOÃO DE BARRO


De piquena, nóis num tinha brinquedo. 
Vê lá so meu pai ia gastá argum dinhero comprano essas bobage.
Aí, minha mãe insinava a gente fazê bunequinho, panelinha cum cabinho, caminhãozinho, vaquinha, boizinho, cavalinho, mesinha, cadeirinha, vasinho, tudo cum piçarra que a gente ia buscá num grotão ali perto, uns sessenta passo de casa.
Nóis varava os dia na lida de amassá o barro. 
Tinha barro marrom iscurão inté o branquinho, branquinho, qu`eu gostava mais. 
Achava um barro chique, a picarra branquinha.
Aconteceu qu`um dia fomo lá buscá barro pro "nosso trabáio", mas já tava na época de começo de madurá goiaba; intão, desviamo o caminho pro lado das goiabera.
Foi oiando bem numa delas que reparamo um montão de barro infiado no tronco.
Quistranho! 
Nunca vimo aquilo!
Sem mardade, nóis fomo cavocando, cavocando cum pedação de pau que achamo no caminho.
Criança do mato nunca anda sem pau na mão!
Mas nóis num era ruim; era só curiosidade!
No repente, o montão de barro seco despencô da árvore, desprendeu dela.
Mais num quebrô! 
A gente só ixclamava, no caminho de vorta:
- Qui coisa "extraordinária", como dizia meu pai, quando gostava da notícia qui o rádio dizia. 
Levamo aquele tróço prá casa.
- Cadê o pai, mãe?
- Foi lá levá leite prá sua vó na cidade, já vorta pra armoçá. Que qué isso?
- Num sei. Óia qui bunito, mãe! Nóis pegamo da goiabera. Teim um buraco aqui, ói! Quem será qui feiz este buraco aqui, ó?
- Mais ô judiação! É uma casinha de João de Barro, aquele passarinho da moda caipira. Que pecado coceis fizerum...
Intão, do nada, meu pai chegô, vortando da cidade.
- O que coceis fizerum? Voceis rancarum da árvore a casinha do bichinho?
Foi uma correria que num diantava nada.
Cinta na mão do meu pai.
Gritaria nossa i do meu pai.
Na hora das mardade, nossa mãe num metia prosa, num defendia ninguém. 
Só depois qui o choro acabava qui ela vinha prá mode vê os estrago.
Inté hoje num sei o que co meu pai fez daquela casinha de passarinho.
Cresci pensando em tê uma pra mim! Sem farta!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário